sábado, 4 de Maio de 2024  22:30
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Sapateira Recheada II

Sapateira Recheada II

Verta o vinagre em fio, na boca da sapateira e coza-a em água temperada com sal, a cebola e o louro por 15 a 20 ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
05-03-2014

Aveiro: PS quer Plano Estratégico para a cidade. Autarquia concorda com socialistas.


O Partido Socialista (PS) de Aveiro defende a elaboração de um Plano Estratégico (PE) para revitalizar o centro da cidade, tornando ...

O Partido Socialista (PS) de Aveiro defende a elaboração de um Plano Estratégico (PE) para revitalizar o centro da cidade, tornando Aveiro o "centro da região".

Eduardo Feio diz que Aveiro "tem falhado esse planeamento estratégico".

"O planeamento esteve arredado do município nos últimos anos", disse na reunião pública de Câmara realizada esta tarde. "É fundamental que haja um novo ímpeto na actividade do planeamento no município. Há instrumentos de planeamento que estão em revisão há dez anos (PDM) e outros que nunca foram aprovados pela Câmara. Sobre o Plano Estratégico de Aveiro, nunca tiveram a dignidade de o trazer à Câmara para ser discutido", sublinhou.

"Aveiro continua a ser um município que nunca teve planeamento estratégico. Aveiro é regido por um 'instrumento' desenvolvido no mandato de Celso Santos com mais de 20 anos. Não há visões estratégicas nem ideias desenvolvidas no terreno. Esta é uma questão que te de ter resolução urgente", vincou.

Para Eduardo Feio, o centro da cidade "tem de ser repensado".

"Aveiro deveria ser pioneiro na definição de um Plano de Acção que fizesse um diagnostico completo das 'funções' que existem no centro da cidade. Há problemas com o nosso 'comércio', há muitas lojas vazias e negócios a fechar. Outras 'funções' poderiam ser desenvolvidas no centro de Aveiro com urgência. Ter um instrumento de planeamento nesta área era fundamental", acrescentou.

Ribau Esteves concorda com a sugestão. O Presidente de Câmara, diz que é tempo de repensar o futuro de Aveiro.

"A qualidade urbana deste eixo central, em termos físicos e não só, preocupa-nos. As questões da estabilidade dos canais e muros, pontes e muitas outras coisas, deixam-nos preocupados", adiantando que "não há instrumentos para desenvolver projectos. Nesta ambiência subscrevo tudo o que disse".

Para Ribau Esteves, "os tempos de crise são propícios para planear com calma, com debates e reflexões partilhadas, até porque não estamos sujeitos à pressão das operações imobiliárias. Aveiro não é 'pensada' à tempo demais", disse.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®